domingo, 1 de novembro de 2009

Astrônomos descobrem segunda estrela mais brilhante da Via Láctea

Imagem do telescópio Spitzer mostra a estrela Peony, na região central da Via Láctea


(Folha) Pesquisadores detectaram o que julgam ser a segunda estrela mais brilhante da Via Láctea. Com o uso do telescópio Spitzer, da Nasa (agência espacial norte-americana), eles notaram a existência da estrela Peony, com um brilho estimado de 3,2 milhões de sóis.

A atual "campeã" no quesito é a Eta Carina, com uma luminosidade de 4,7 milhões de sóis. Entretanto, segundo astrônomos, é difícil estimar o nível exato de brilho das estrelas, então ambas podem ter índices similares.

Além da estrela em si, os astrônomos notaram uma nuvem de poeira e gás, chamado nebulosa, cercando o astro. O objeto espacial levou o nome de Peony em razão de lembrar a flor peônia.
"A nebulosa da estrela Peony é uma criatura fascinante. Parece ser a segunda estrela mais brilhante que nós conhecemos na galáxia, e está localizada no centro da galáxia", afirmou, em nota, Lidia Oskinova, da Universidade de Potsdam, na Alemanha. "Há provavelmente outras estrelas tão brilhantes, se não mais brilhantes, que permanecem escondidas de nossa visão".

Segundo os pesquisadores, Peony está madura o suficiente para explodir em breve, em um processo chamado supernova --"breve", em astronomia pode ser qualquer período entre agora e milhões de anos, ressalvam os pesquisadores.

"Quando essa estrela explodir, vai evaporar qualquer planeta orbitando nas adjacências", afirma Oskinova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário