quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O MSN :A Rede Microsoft de Serviços

O MSN : ou a Rede Microsoft de Serviços.

Ler notícias, se informar sobre a previsão do tempo, falar um olá, dar um recado, tirar alguma dúvida, fazer um comunicado ou simplesmente bater um papo animado. Há pelo menos uma década, para milhões de internautas do mundo inteiro, o MSN, e mais especificamente o serviço de mensagens instantâneas, anteriormente conhecido como MSN Messenger, é o amigo diário que os acompanha na telinha do computador.
-
A história
O Microsoft Network (Rede Microsoft de Serviços), conhecido popularmente por MSN, foi inicialmente concebido em 1994 pela Microsoft como uma grande BBS (ou serviço online) para os usuários do Windows 95. Contrariando a grande tendência da época, Bill Gates afirmava que a Internet era apenas uma “moda passageira” e que os grandes serviços online eram o futuro das conexões caseiras entre computadores pessoais, isto devido ao grande sucesso que faziam na época a America Online e a Compuserve. O MSN foi lançado oficialmente ao público no dia 24 de agosto de 1995 juntamente com o revolucionário sistema operacional Windows 95, e oferecia basicamente serviços de notícias, previsão do tempo, informações esportivas e financeiras, salas de bate papo, painéis de recados, links para outros sites da Internet, artigos escritos por membros da Microsoft e atualizações de software.
-
-
Entretanto, a baixa demanda fez com que o MSN, assim como os demais serviços online da época, se convertesse em um provedor de acesso à Internet dial-up (discada) distribuindo conteúdo exclusivo para seus assinantes. No entanto, a partir de 1997, o conteúdo começou a ser gradualmente aberto a todos os internautas. Neste ano, a Microsoft faz uma grande campanha de marketing nos Estados Unidos e na Europa angariando milhões de assinantes e colocando o MSN como sexto maior provedor do mercado americano. Pouco depois, em 1999 na Inglaterra, o MSN conquistaria o posto de maior provedor da Europa. E foi justamente neste ano, mais precisamente no dia 22 de julho, que foi lançado o MSN Messenger Service 1.0 (serviço gratuito de mensagens instantâneas da Microsoft), juntamente com o Internet Explorer 5.0. Criado para competir com o AOL Instant Messenger (AIM), que dominava o mercado norte-americano, MSN Messenger Service era tanto o serviço que suportava a comunicação quanto o programa que se conectava a este serviço. Esta primeira versão contava apenas com recursos básicos, como mensagens de texto e listas de contatos simples. Em 2001 inicia-se uma agressiva campanha de marketing para promover o MSN Messenger, que nada mais era apenas que um clone do já conhecido ICQ.
-
-
Em 2002 a Microsoft tentou introduzir o MSN 8.0 como um software que englobasse acesso rápido e expandido a todos os seus serviços mediante a uma assinatura mas não obteve sucesso. No ano seguinte, a estratégia foi abandonada e o domínio MSN.com foi liberado para o serviço de e-mail gratuito Hotmail. Ainda este ano, o serviço gratuito de mensagens instantâneas da Microsoft já era o mais utilizado pelos internautas. Foi em virtude desse grande sucesso, que a sigla MSN ficou mais conhecida como programa instantâneo de mensagem.
-

-
Em novembro de 2005, foi anunciado o Windows Live Messenger como substituto do MSN Messenger. Essa mudança de nome tinha o objetivo de fortalecer e unificar os programas com a marca Windows Live. A primeira versão de testes foi disponibilizada no mês seguinte ao anúncio para usuários específicos em diferentes mercados. Nos anos seguintes, aos poucos, alguns dos antigos serviços do MSN foram transferidos para a marca Windows Live, entre eles o MSN Hotmail, (Windows Live Hotmail); MSN Search (Live Search e agora conhecido como Bing); MSN Virtual Earth (Live Search Maps); MSN Spaces (Windows Live Spaces); MSN Alerts (Windows Live Alerts): e MSN Groups (Windows Live Groups).
-

-
Um dos últimos serviços lançados através do portal MSN, que não obteve o sucesso esperado, foi o MSN Soapbox para rivalizar com o YouTube e prover acessos aos vídeos inseridos pelos próprios usuários. Hoje o MSN ainda mantém grandes portais na Internet integrados pela tecnologia .Net Passport concentrando mais de vinte milhões de páginas. Através deste conglomerado de sites (que engloba tudo da Microsoft, até seu site corporativo) a sigla ocupa o décimo segundo lugar em número de acessos nos Estados Unidos.
-

-
A linha do tempo
1999

● Lançamento do MSN 2.0, versão que incluía um banner publicitário e a possibilidade de customizar a aparência da janela de conversação.
● Lançamento do MSN Search, um serviço de pesquisa na Internet.
2000
● Lançamento do MSN 3.0, versão que permitia troca de arquivos entres computadores e a realização de bate-papos em viva-voz.
2001
● Lançamento do MSN 4.6, versão que permitia agrupar contatos, conversas de voz e uma interface inteiramente redesenhada. Em termos de funções, poucas foram adicionadas, como a importação de contatos para um arquivo e maior integração com os serviços NetMeeting. Outra mudança fundamental foi a troca do nome para MSN Messenger (substituindo MSN Messenger Service), enquanto o serviço passou a ser chamado de .NET Messenger Service, que foi mantido desde então.
2002
● Lançamento do MSN Messenger 5.0, primeira versão que podia ser instalada em conjunto com o Windows Messenger no Windows XP. Além de um visual mais moderno e limpo, a nova versão apresentava o ícone na barra de sistema mais detalhado e o bonequinho do MSN passou a ser bastante característico.
2003
● Lançamento do MSN Messenger 6.0, versão que trazia grandes novidades como elementos customizáveis, os famosos e populares emoticons e avatars, além de alguns temas para tela de fundo. A primeira atualização para esta versão trouxe melhorias para a janela de conversação, permitindo aos usuários esconder a borda e a barra de menu, além de definir uma cor diferente para cada contato.
2005
● Lançamento do MSN Messenger 7.0, versão que suportava winks, vendia imagens animadas, emoticons e temas. Outra novidade foi o suporte a reconhecimento de escrita manual. Uma atualização (MSN Messenger 7.5) foi lançada em agosto e marcou o fim da era MSN Messenger. Foi a última versão a usar este nome. As grandes novidades eram os fundos dinâmicos e o protocolo “msnim”, o qual permitia a adição de contatos e o início de conversas através de links em páginas da internet.
2006
● Ao lançar a versão 8.0, o MSN Messenger também foi renomeado para Windows Live Messenger, que foi lançado oficialmente em 19 de junho, seis meses depois da primeira versão beta.
-

-
A evolução visual
No final de 2009, de forma discreta e aos poucos, a Microsoft está divulgando o novo logotipo do MSN identificado por milhões de pessoas no mundo pela sua tradicional borboleta colorida, lançada em 2000 e que representava a “captura da imaginação e da liberdade” de conversar no MSN Messenger. As diferenças do novo logotipo para o anterior são poucas: saiu de cena o miolo roxo da borboleta antiga, as asas ficaram mais inclinadas e a topologia e cor das letras ficaram mais clean. O grande problema do MSN não é a identidade visual, mas sim uma questão de existência. Desde que a Microsoft "literalmente rachou" seus empreendimentos para a Internet entre MSN e Windows Live, instalou na mente das pessoas uma confusão sem precedentes em sua história.

-

-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento:
24 de agosto de 1995
● Fundador:
Microsoft
● Sede mundial:
Redmond, Washington
● Proprietário da marca: Microsoft Corporation
● Capital aberto:
Não
● Chairman:
Bill Gates
● CEO & Presidente:
Steve Ballmer
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Usuários:
330 milhões
● Acessos:
9º site mais visitado da Internet
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Principais mercados:
Estados Unidos, Brasil, México e Japão
● Segmento: Internet
● Principais produtos: Portal e serviços de web
● Ícones:
A borboleta colorida
● Slogan: Sinta-se em casa.
● Website:
www.msn.com
-
A marca no mundo
A Rede Microsoft de Serviços ou simplesmente MSN é um portal e uma rede de serviços (e-mail, MSN Messenger, pesquisa, Grupos, Fóruns de Discussão, Compras, Notícias e Informações Financeiras) oferecidos pela Microsoft em mais de 100 países e em várias línguas, tendo atualmente mais de 330 milhões de assinantes e usuários.
-
Você sabia?
● Aproximadamente 20% dos acessos ao MSN são feitos dos Estados Unidos, 6.7% do Brasil e 5.9% do Japão.
-

-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Nenhum comentário:

Postar um comentário