quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

História da CNN

CNN

Depois do surgimento da rede de televisão CNN qualquer acontecimento relevante, aconteça onde quer que seja, vira notícia em tempo real. Seus correspondentes espalhados por lugares inimagináveis transformaram o jeito de comunicar acontecimentos e fatos mundiais. Sem medo de contestação, a CNN pode afirmar eternamente que sozinha mudou o cenário das notícias na televisão. Hoje em dia a marca virou símbolo da globalização e da notícia ao vivo.
-

A História
A história da mais poderosa rede de televisão do mundo começou quando o empresário Ted Turner ficou surpreso com a falta de notícias nacionais disponíveis no mercado americano. Nesta época, os produtores das três principais redes americanas determinavam quando os americanos receberiam suas notícias. Foi pensando nisso, que em 1º de junho de 1980, a empresa Turner Broadcasting System, lançou um canal de televisão chamado CNN (Cable News Network) na cidade de Atlanta, estado da Geórgia. Resultado de uma fusão de novas tecnologias e da visão apurada de Ted Turner, a nova emissora, que custou US$ 40 milhões para ser colocada no ar, foi pioneira ao transmitir notícias 24 horas por dia, com reportagens ao vivo e análises, mudando para sempre a maneira de fazer jornalismo. Começou a ser um pouco conhecida quando muitos americanos sintonizaram a emissora pela primeira vez quando o ex-Beatle John Lenon levou um tiro em Nova York, exatamente seis meses após sua estréia. Os fãs, pelo menos aqueles nos 1.7 milhões de casas então capazes de receber o canal de notícias, descobriram que podiam obter atualizações sobre o trágico acontecimento sempre que quisessem. Para aqueles acostumados a receber notícias pela televisão somente quando as principais redes decidiam transmiti-las, aquilo se mostrou uma alegre e viciante descoberta. Porém, isso não foi o suficiente para colocar a CNN no mapa. As despesas eram tão altas, que os tetos dos cenários, ás vezes despencavam durante reportagens ao vivo. Os equipamentos baratos falhavam constantemente. A maioria dos telespectadores nem sabiam da existência da emissora. Mas tudo mudou conforme a CNN melhorou seus equipamentos e recursos técnicos, além de uma série de eventos que levaram-na a ter uma boa audiência como quando em 1981 transmitiu ao vivo os reféns americanos sendo libertados pelos iranianos; ou quando um avião da Air Florida deslizou no gelado rio Potomac em Washington em 1982; ou ainda quando o ônibus espacial Chalenger explodiu sobre o estado da Flórida em 1986. Mais e mais americanos sintonizaram a CNN e muitos descobriram uma fonte confiável de cobertura 24 horas das histórias e acontecimentos sobre os quais todos estavam falando.
-
-
A grande afirmação da CNN ocorreu na década de 90. Desde a Guerra do Golfo, em 1991, virou sinônimo de notícia com sua ampla cobertura em pleno olho do furacão do conflito. Na época foi sintonizada por mais de 11 milhões de telespectadores. Nos recentes atentados contra o World Trade Center, as câmeras da rede foram as primeiras a enviar suas imagens impressionantes para o mundo, em um lance de rapidez que fez superar todas as expectativas de audiência. Ao longo dos anos, revolucionou a cobertura jornalística e testemunhou momentos históricos que marcaram a passagem do milênio. Fruto do sucesso expandiu-se em cinco novos canais e diversas plataformas como rádio, Internet e celular.
-
-
A linha do tempo
1982
CNN Headline News, canal de notícias atualizado a cada 30 minutos, mostrando o que acontecia nos Estados Unidos e no mundo. Nasceu como CNN2 e passou a adotar o nome atual em 1984.
● Neste mesmo ano foi lançada a CNN RADIO em língua inglesa. Atualmente a rádio é distribuída em quase 10 países, além dos Estados Unidos.
1985
CNN International, primeira televisão internacional 24 horas no ar, vista atualmente por 151 milhões de casas em 212 países.
1992
CNN Airport Network, um canal com cobertura exclusiva dos maiores aeroportos americanos voltado para os passageiros e turistas. É transmitido em mais de 42 aeroportos americanos, atingindo mais de 400 milhões de viajantes anualmente.
1993
CNN en Español RADIO, um canal de rádio em língua espanhola lançado na Espanha e na América Latina.
1995
CNNfn, emissora que transmitia ao vivo notícias do mercado financeiro o dia todo, além de fornecer análises e debates sobre finanças e economia. Teve suas atividades encerradas em 2004 em virtude da baixa audiência. Somente o site CNN Money, lançado em 2001, continua no ar.
● Neste mesmo ano foi lançado o site CNN.COM, que atualmente recebe mais de 50 milhões de visitas diariamente. Posteriormente foram introduzidas as versões: internacional em 1997, japonesa (CNN Japanese) em 2000 e árabe (CNN Arabic) em 2002. O site da CNN é o 98º mais visitado da Internet.
1996
CNN Sports Illustarted, um canal que continha somente programação esportiva em parceria com a renomada revista Sports Illustrated. O canal foi desativado em 2002 por causa da forte concorrência da ESPNEWS e National Sports Report.
1997
CNN en Español, um canal, lançado em 17 de março, que oferece notícias e informações em língua espanhola, com foco em um seleto público cujo idioma é o espanhol. Foi a primeira rede independente da CNN produzida com 24 horas de notícias em um idioma que não o inglês, sendo atualmente vista em mais de 14 milhões de casas na América Latina, e por uma audiência de 3.3 milhões nos Estados Unidos.
1999
CNN Türk, versão turca do canal mais popular do mundo, transmitida exclusivamente na Turquia.
● Neste mesmo ano foi lançado o CNN+ (CNN Plus) na Espanha, uma sociedade entre a Sogecable e a Turner Broadcasting. O slogan da rede é “Está pasando, lo estás viendo” (It's happening, you're watching it).
● Também foi introduzido o CNN Mobile, primeiro serviço a disponibilizar notícias via telefone celular. Este serviço está disponível através de 38 operadoras de telefonia móvel em 30 países.
2003
● Lançamento no dia 24 de março da CNNJ que transmite para o Japão através da SKY PerfectTV.
2005
CNN Pipeline, estreou no dia 5 de dezembro e transmite 24 horas de notícias pela Internet. O serviço foi encerrado em junho de 2007.
2007
● Lançamento no dia 1 de setembro de 2007 o CNN HD, canal que transmite a programação normal da emissora em alta definição.
2008
● Lançamento no dia 4 de dezembro da CNN CHILE, canal baseado na cidade de Santiago que transmite programação exclusiva para o país.
-
-
A sede
O CNN Center, enorme edifício localizado na cidade de Atlanta, próximo ao Centennial Olympic Park, é a sede mundial (headquarters) da emissora de televisão e também seu principal estúdio. Construído em 1976, o complexo foi ocupado pela CNN somente em 1987. O prédio ainda abriga um grande átrio, o hotel Omni e uma enorme praça de alimentação com 15 restaurantes. É possível fazer um visita guiada (Inside CNN), com 55 minutos de duração e ao custo de US$ 12, pelos estúdios da emissora conhecendo as principais tecnologias utilizadas em suas transmissões e os estúdios onde são gravados programas consagrados. É ligado ao ginásio Philips Arena, a casa do time da NBA Atlanta Hawcks. O edifício possui a maior escada rolante sem suporte do Sudeste Americano com 8 andares de altura.
-


-
Presença global
A rede CNN mantém Bureau (como são conhecidos seus escritórios e sedes) em muitas cidades espalhadas pelos 5 continentes. Nos Estados Unidos, além de sua sede mundial (headquarters) em Atlanta, possui escritórios enormes nas cidades de Boston, Chicago, Dallas, Los Angeles, Miami, New Orleans, New York City, San Francisco, Seattle, Columbus, Denver, Houston, Las Vegas, Minneapolis, Orlando, Philadelphia, Phoenix, Raleigh Durham e Washington, D.C. Vários outros escritórios estão espalhados pelo mundo como podemos ver na lista abaixo e no mapa.
● Bagdá, Iraque
● Bangkok, Tailândia
● Berlin, Alemanha
● Beijing, China
● Beirute, Líbano
● Bogotá, Colômbia
● Cairo, Egito
● Dubai, Emirados Árabes
● Havana, Cuba
● Hong Kong, China (Asian regional headquarters)
● Islamabad, Paquistão
● Istanbul, Turquia
● Jakarta, Indonésia
● Jerusalém, Israel
● Johanesburgo, África do Sul
● Lagos, Nigéria
● Londres, Inglaterra (European regional headquarters)
● Madri, Espanha
● México City, México
● Moscou, Rússia
● Nairóbi, Quênia
● Nova Délhi, Índia
● Paris, França
● Roma, Itália
● Rio de Janeiro, Brasil
● São Paulo, Brasil
● Seul, Coréia do Sul
● Sidney, Austrália
● Tóquio, Japão
-
-
Os slogans
The Most Trusted Name in News.
(O mais verdadeiro nome na notícia)
Be the first to know. (seja o primeiro a saber)
The World’s news leader.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 1 de junho de 1980
● Fundador: Ted Turner e Reese Schonfeld
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia (CNN Center)
● Proprietário da marca: Time Warner
● Capital aberto:
Não (subsidiária)
● Chairman & CEO:
Richard Parsons
● Presidente: Jim Walton
● Faturamento:
US$ 850 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Escritórios (Bureau):
42
● Presença global:
212 países
● Presença no Brasil: Sim (via cabo)
● Maiores mercados:
Estados Unidos e Europa
● Audiência:
2 bilhões de pessoas
● Funcionários:
4.000
● Segmento:
Comunicação
● Principais produtos: O canal de televisão CNN Cable Network, a rádio CNN, CNN.com, CNN Headline News, CNN Airport Network, CNN Mobile
● Ícones: O programa Larry King Live
● Slogan: The Most Trusted Name in News.
● Website:
www.cnn.com
-
A marca no mundo
Mundialmente a CNN está disponível para 2 bilhões de pessoas em mais de 212 países por meio de 38 satélites. Somente nos Estados Unidos está disponível em mais de 93 milhões de lares e em quase 890 mil quartos de hotéis. A rede opera cerca de 42 escritórios (Bureau) mundiais, sendo 11 deles nos Estados Unidos, além de contar com 4 mil funcionários. Desde o seu lançamento, a CNN cresceu cada vez mais. Hoje, já são duas rádios, 12 websites e vários canais, na TV a cabo e via satélite.
-
Você sabia?
● A CNN é a rede de notícias número 1 do mundo, com 9 dos 10 mais bem classificados programas de notícias na televisão à cabo americana. Atualmente, a CNN é o canal de notícias mais visto dos Estados Unidos, superando a Fox News.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Um comentário:

  1. Em menos de 1 minuto você estará assistindo TV de graça www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir