quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Temporais danificam 2,4 mil residências, segundo Defesa Civil

A maioria dos 30 municípios atingidos está no Centro e Norte gaúcho

Os temporais que atingiram o Estado na última madrugada danificaram pelo menos 2,4 mil residências no Rio Grande do Sul. O levantamento preliminar da Defesa Civil estadual foi divulgado nesta tarde. A maioria dos 30 municípios atingidos está no Centro e Norte gaúcho. Cerca de 400 pessoas ficaram desalojadas.

Segundo o subchefe da Defesa Civil no RS, coronel Joel Prates, nesta terça-feira foram encaminhadas duas mil telhas para Itaara, mil para Itaara e 800 para Frederico Westphalen. Até agora, a Defesa Civil recebeu dos três municípios decretos de situação de emergência por conta dos temporais. Lavras também encaminhou o decreto.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil da região central do Estado, capitão Sérgio Henrique Bittencourt, já estão sendo distribuídas lonas e telhas para a cobertura das casas. O capitão explica que a corporação ficou surpresa com o tamanho das pedras de gelo que caíram.

O prefeito de Vitor Graeff, Paulo Godói, informa que os prejuízos atingiram a área rural, o comércio e as indústrias do município, com prejuízos superiores a R$ 1 milhão. Em Itaara, o posto de saúde está fechado devido aos estragos e os atendimentos médicos precisam ser feitos em Santa Maria. Equipes do Exército percorrem o município contabilizando os estragos.

Sobe para 1,3 mil o número de pessoas desalojadas no Estado

Seis municípios já decretaram situação de emergência

Os fortes temporais que atingiram o Estado não deixaram apenas árvores caídas e casas destelhadas. Segundo dados repassados pela Defesa Civil nesta quarta-feira, cerca de 1,3 mil pessoas estão desalojadas no Rio Grande do Sul. O número cresceu rapidamente em relação aos dias anteriores. No início da noite de ontem eram apenas 400 pessoas tiveram que deixar suas residências.

Ao todo, 150 mil pessoas foram atingidas e 2,4 mil casas foram danificadas pelos temporais. Outras 36 residências ficaram totalmente destruídas.

A Defesa Civil também confirmou o aumento no número de cidades que decretaram situação de emergência. Os municípios de Santa Maria e Porto Xavier se juntaram às cidades de Victor Graeff, Itaara, Ibirubá e Frederico Westphalen, que já havia formalizado o pedido.
Tela cheia
Temporal provoca estragos no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
Atualizado pela última vez por Zero Hora ontem

Tela cheia
Tornado mata 10 na fronteira da Argentina com o Rio Grande do Sul
Atualizado pela última vez por Zero Hora ontem

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas durante a passagem de um tornado pela província de Misiones, na Argentina. O local fica a cerca de 280 quilômetros de Três Passos, no norte do Rio Grande do Sul.
Fonte ZEROHORA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário