Temporais danificam 2,4 mil residências, segundo Defesa Civil
A maioria dos 30 municípios atingidos está no Centro e Norte gaúcho
Os temporais que atingiram o Estado na última madrugada danificaram pelo menos 2,4 mil residências no Rio Grande do Sul. O levantamento preliminar da Defesa Civil estadual foi divulgado nesta tarde. A maioria dos 30 municípios atingidos está no Centro e Norte gaúcho. Cerca de 400 pessoas ficaram desalojadas.Segundo o subchefe da Defesa Civil no RS, coronel Joel Prates, nesta terça-feira foram encaminhadas duas mil telhas para Itaara, mil para Itaara e 800 para Frederico Westphalen. Até agora, a Defesa Civil recebeu dos três municípios decretos de situação de emergência por conta dos temporais. Lavras também encaminhou o decreto.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil da região central do Estado, capitão Sérgio Henrique Bittencourt, já estão sendo distribuídas lonas e telhas para a cobertura das casas. O capitão explica que a corporação ficou surpresa com o tamanho das pedras de gelo que caíram.
O prefeito de Vitor Graeff, Paulo Godói, informa que os prejuízos atingiram a área rural, o comércio e as indústrias do município, com prejuízos superiores a R$ 1 milhão. Em Itaara, o posto de saúde está fechado devido aos estragos e os atendimentos médicos precisam ser feitos em Santa Maria. Equipes do Exército percorrem o município contabilizando os estragos.
Sobe para 1,3 mil o número de pessoas desalojadas no Estado
Seis municípios já decretaram situação de emergência
Os fortes temporais que atingiram o Estado não deixaram apenas árvores caídas e casas destelhadas. Segundo dados repassados pela Defesa Civil nesta quarta-feira, cerca de 1,3 mil pessoas estão desalojadas no Rio Grande do Sul. O número cresceu rapidamente em relação aos dias anteriores. No início da noite de ontem eram apenas 400 pessoas tiveram que deixar suas residências.Ao todo, 150 mil pessoas foram atingidas e 2,4 mil casas foram danificadas pelos temporais. Outras 36 residências ficaram totalmente destruídas.
A Defesa Civil também confirmou o aumento no número de cidades que decretaram situação de emergência. Os municípios de Santa Maria e Porto Xavier se juntaram às cidades de Victor Graeff, Itaara, Ibirubá e Frederico Westphalen, que já havia formalizado o pedido.
Temporal provoca estragos no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
Atualizado pela última vez por Zero Hora ontem
Tornado mata 10 na fronteira da Argentina com o Rio Grande do Sul
Atualizado pela última vez por Zero Hora ontem
Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas durante a passagem de um tornado pela província de Misiones, na Argentina. O local fica a cerca de 280 quilômetros de Três Passos, no norte do Rio Grande do Sul.
Fonte ZEROHORA.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário