domingo, 1 de agosto de 2010

Fóssil

Fóssil de 318 mi de anos seria de 1º desbravador de continentes

Segundo pesquisadores, fóssil (abaixo) tem pegadas de espécie de réptil (acima) Foto: Divulgação

Segundo pesquisadores, fóssil (abaixo) tem pegadas de espécie de réptil (acima)
Foto: Divulgação

Um fóssil de 318 milhões de anos descoberto na baía de Fundy, no Canada, registrou as pegadas do que pode ter sido a primeira espécie de vertebrado a conquistar o interior seco continental. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Londres, no Reino Unido, e da Universidade Bristol, no Canadá, ele indica ainda que o animal era um réptil.

A descoberta foi publicada na edição desta sexta-feira do jornal especializado Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology. Segundo os cientistas, há muito se suspeitava que os répteis fossem os primeiros a fazer do interior dos continentes o seu lar, já que não precisam retornar à água para respirar, como os anfíbios.

Os pesquisadores dizem que o fóssil prova essa teoria. As rochas indicam que os répteis viveram em planícies a centenas de quilômetros do mar. "As pegadas datam do período Carbonífero, quando um único supercontinente (Pangea) dominava o mundo. A vida era restrita aos pântanos costeiros onde a exuberante floresta existia, cheia de samambaias gigantes e libélulas. Contudo, quando os répteis apareceram, eles empurraram as fronteiras, conquistando o seco interior continental", diz Mike Benton, de Bristol, em comunicado.

Segundo a Universidade de Londres, a mesma equipe descobriu em um local próximo, em 2007, as pegadas mais antigas conhecidas de répteis. O fóssil encontrado recentemente tem idade similar, ou é até mais velho.

Fonte:Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário